quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Criar pacote de auto-instalação com o assistente IExpress

E aí galera, nesta postagem estarei ensinando a criar pacote de auto-instalação com o assistente IExpress (é um software que já vem instalado com o Windows):

1)Pressione as teclas INICIAR e R para abrir o Executar, digite iexpress e pressione ENTER. Abrirá o "IExpress Wizard".





2)Deixe selecionado a caixa "Create new self extraction directive file" e clique em avançar.



3)Esta etapa é da finalidade do pacote. Deixe selecionada a caixa "Extract files and run an installation command" e clique em avançar.



4)Esta etapa é do título do pacote. Digite um título para seu pacote e clique em avançar.



5)Esta etapa é da solicitação de confirmação. Caso queira deixar uma solicitação de confirmação, selecione a opção "Prompt user with:" e digite o texto que quiser que mostre na solicitação. Caso não queira deixar uma solicitação, deixe selecionado a opção "No prompt."; clique em avançar.



6)Esta etapa é do contrato de licença. Caso queira deixar um contrato, deixe selecionada a opção "Display license:", vá em "browse" e pegue seu arquivo de licença. Caso não queira ou já tenha pegado seu arquivo, clique em avançar.



7)Esta etapa é dos arquivos do pacote. Crie uma lista de arquivos para serem usados no seu instalador, clicando no botão "add" e depois pegando arquivo por arquivo na janela Abrir. Após isso, clique em avançar.





8)Esta etapa é da definição de arquivo de instalação para ser inicializado. Selecione um arquivo para lançar a partir do pacote e um arquivo para ser inicializado depois da instalação(opcional); clique em avançar.



9)Esta etapa é da exibição da janela de instalação. Selecione a opção "Default" para exibir conforme o padrão, selecione a opção "Hidden" para exibir oculto, selecione a opção "Minimized"para exibir minimizado ou selecione a opção "Maximized" para exibir maximizado; clique em avançar.



10)Esta etapa é da mensagem de conclusão. Caso queira deixar uma mensagem, selecione a opção "Display message:" e digite sua mensagem. Caso não queira deixar mensagem, deixe selecionado a opção "No message."; clique em avançar.



11)Esta etapa é do nome do arquivo feito pelo seu pacote de instalação e opções. Clique em "browse" escolha o destino e nome do arquivo. Feito isso, se quiser que o progresso de instalação seja oculto, selecione a caixa "Hide File Extracting progress animation from User" e se quiser que armazene arquivos com nomes longos no dentro do pacote, selecione a caixa "Hide File Extracting progress animation from User"; clique em avançar.



12)Esta etapa é da configuração de reinicialização após a instalação. Deixe selecionado a opção "No restart" caso não queira que reinicie, selecione a opção "Always restart" caso queira que reinicie sempre após essa instalação, selecione a opção "Only restart if needed" caso queira que reinicie após essa instalação apenas quando necessário. Feito isso, se você tiver selecionado a segunda ou a terceira opção e não quiser que solicite ao usuário antes de reiniciar, selecione a caixa "Do not prompt user before restarting"; clique em avançar.



13)Esta opção é a de salvar diretiva auto-extraível, ou seja, se você salvar essas informações, você poderá modificá-las mais tarde e recriar o seu pacote, sem re-inserir todas as informações anteriores. Caso queira salvar, deixe selecionado a opção "Save Self Extraction Directive (SED) file:", clique no botão "browse", escolha o destino e o nome da diretiva. Caso não queira salvar, selecione a caixa "Don't save."; clique em avançar.




14)Esta opção é a de criar o pacote. Pronto, agora o programa irá criar o pacote, basta clicar em avançar para criar. Pode demorar algum tempo até terminar a criação, mas comigo foi instantâneo!



Clique em concluir e o pacote está pronto! Você encontrará o pacote de auto-instalação no destino que você escolheu durante o processo de criação.